• img_20160613_wa0016
13.06.2016 - 15h21

Semana do Bebê se encerrou nesse domingo 12 com panfletagem e entrega de adesivos

A primeiríssima infância, fase da vida que compreende desde a gestação até os três anos de idade é a chave de oportunidades para promoção de desenvolvimento de um país. A Ciência comprova que o cérebro muda diversas vezes nos primeiros anos de vida, se reorganizando com os estímulos que recebe. Oferecer a criança, um ambiente protetor, saudável, amoroso, com alimentação, estímulos cognitivos necessários é essencial para o desenvolvimento integral de todas as suas potencialidades em todas as suas fases posteriores, inclusive juventude e depois, a fase adulta.

O economista americano James Heckman, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2000, reforça essa questão ao apontar que os cuidados com a educação da criança em seus primeiros anos de vida são o melhor investimento que um país pode fazer.

A Semana do Bebê teve início na cidade de Canela-RS, em 2000, idealizada por um médico psiquiatra que propôs trabalhar de forma coletiva as questões da primeira infância, e foi sistematizada pelo Unicef, que também apoia a Semana em centenas de municípios brasileiros. Desde 2013, o evento passou a compor a agenda do Infância Ideal, programa do Instituto Camargo Corrêa dedicado à defesa de direitos, à educação e aos cuidados com a criança.

Semana do Bebê, acontece em 15 municípios participantes do programa Infância Ideal, do Instituto Camargo Corrêa (ICC) e da InterCement Brasil.

Em Bodoquena, a Semana do bebê virou lei municipal e essa foi a 3° semana realizada  tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 3 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Durante os 7 dias (06/06/2106 ao dia 12/06/2016) foram realizadas inúmeras atividades nos serviços e espaços públicos e privados, visando contribuir para um novo olhar em relação a primeira infância na busca da aproximação com a comunidade e a sensibilização do poder público por intermédio de uma série de atividades. O evento contou com atividades como: seminário com técnicos e profissionais das secretarias; rodas de conversa, Futsal par aos pais e filhos, oficina de Shantala, palestra sobre aleitamento, sessão cinema com o filme: “O começo da vida”, oficina de saúde bucal, palestra com o fonoaudiólogo, atividades de lazer na feira do produtor apresentações culturais com a comunidade em geral. Participaram integrantes da comissão organizadora da semana do bebê, colaboradores das secretarias: Assistência Social, Educação e Saúde, apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria de Turismo e colaboradores da empresa InterCement.