• img_6225
30.07.2020 - 15h00

Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde divulgam relatório sobre início de barreira

De acordo com relatório da Vigilância Sanitária de Bodoquena, durante o primeiro dia da retomada da barreira de controle sanitário as equipes abordaram 561 veiculos, de 17 municípios de Mato Grosso do Sul e de outros seis Estados.

Considerando a evolução da pandemia do coronavírus no Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretária Municipal de Saúde de Bodoquena voltou a realizar de barreira de controle sanitário, conforme previsto em decreto municipal nº 193. Ação, foi implantada na terça-feira (28).

O acesso ao município está centralizado na Rua João Pedro de Lima – entrada de Miranda, onde equipe de saúde, com apoio da vigilância, Polícia Militar e voluntários, realizaram orientações relacionadas à prevenção a covid-19.

Só no primeiro dia de trabalho foram abordados 561. As cidades de origem estão entre, Bodoquena, Campo Grande, Miranda, Sidrolândia, Bonito, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Aquidauana, Anastácio, Dourados, Três Lagoas, Dois Irmãos do Buriti, Ponta, Inocência, Água Clara e Bela Vista. Também foram identificados veículos dos Estados de São Paulo, Goiânia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Para controle sanitário, os profissionais de saúde medem a temperatura corporal dos passageiros e motoristas. Caso seja detectada febre – um dos sintomas da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) – a pessoa era orientada a buscar atendimento no Hospital Municipal Francisco Sales. Dos aferidos, 770 tiveram temperatura normal, e 15 pessoas apresentaram alteração.

De acordo com relatório, os principais motivos das viagens são: trabalho, compras, consultas médicas e turismo, a média de idade dos viajantes é de 13 a 59 anos, apenas 5 pessoas relataram que já tiveram contato com pessoas infectadas e 4 disseram que já apresentaram sintomas em algum momento.

Vigilância Sanitária e equipe da Saúde participaram também realizam orientações sobre o uso do álcool 70%, lavagem correta das mãos e que se deve evitar aglomerações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bodoquena | Júlia de Paiva - imprensa@bodoquena.ms.gov.br

Avenida 13 de Maio n°305 Bodoquena - MS CEP:79390-000