• VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE BODOQUENA
02.06.2016 - 15h47

VI Conferência Municipal de Bodoquena, sucesso de público e de idéias.

O dia primeiro de junho de 2016 foi muito especial para o Município de Bodoquena. Nessa data foi realizada  a VI Conferência Municipal da Cidade com o tema local : A Importância do Plano Diretor de Bodoquena.

Com início às 8:30 horas, a Presidente da 6ª Conferência senhora Girleide Rovari  fez abertura oficial do evento, e, após desfazer a mesa de autoridades foram proferidas três importantes palestras. A primeira denominada: A Função Social da Cidade e da Propriedade ministrada por Antônio Cláudio Lanza representante da Sanesul, a segunda palestra com o Titulo: Regularização Fundiária e Edilícia a cargo da Drª Silvia Bontempo da OAB/MS; ambos do Conselho Estadual da Cidade; e por fim, a terceira palestra sobre  o Plano Diretor intitulada: A Bodoquena de amanhã começa hoje, ministrada pelo Arquiteto Sergio Yonamine.

Na parte da tarde foram formados três grupos; e cada grupo elencaram três ou quatro propostas para que, após aprovada em plenário, fosse escolhida uma das propostas do grupo  para serem defendidas na Conferência Estadual a realizar em data futura.

Foram aprovadas as seguintes propostas a serem apresentadas no Estado:

EIXO I: Plano Diretor

1- A existência de Plano Diretor elaborado por equipe técnica permanente discutido com a sociedade e atestado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano- CMDU que está sendo devidamente implementado, será condição para recebimento de recursos estaduais e federais relacionado ao desenvolvimento urbano.

EIXO II: A cidade que queremos

2-Garantir que o Governo do Estado faça coordenação política e administrativa assegure a viabilização de consórcio público para a criação de aterros sanitários regionais.

EIXO III: A função social da cidade e da propriedade

3- Criar no âmbito do governo do estado política para o fomento do desenvolvimento local baseado em vocações e potencialidades direcionando os investimentos em regularização fundiária, saneamento, transporte e uso do solo considerando tal diretriz como função social da cidade.

Para atuarem como delegados na Conferência Estadual foram eleitos os seguintes: Sociedade Civil: Edir Mendes Flores como titular e Reginaldo Medeiros Barreto como suplente e pelo Poder Público: Valdir Pereira como titular a Ana Lúcia Pereira da Silva como suplente.

A Conferência foi organizada pelo CMDU na pessoa do empresário Gerson Araújo, do Arquiteto Sergio Yonamine e do  Engenheiro Danilo Ângelo dos Santos; e presidida pela Chefe de Gabinete Girleide Rovari.