• img_0361
  • img_0334
02.12.2015 - 10h08

Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Nos dias 26 e 27/11/2015, foi realizado na Câmara Municipal de Bodoquena-Ms, o encerramento das atividades de Formação do Pacto, coordenado pela Profª. Maria Edileiza Gomes e orientadora de estudos Eliane Aparecida da Costa, que tiveram a participação de 15 alfabetizadores durante os três anos.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, no final do 3° ano do Ensino Fundamental. A formação continuada de professores teve inicio em 2013 com ênfase em linguagem oral e escrita, com carga horária de 120 horas. Em 2014 os temas foram articulados entre diferentes componentes curriculares com ênfase na Educação Matemática com 160 horas. Em 2015 a abrangência foi para todas as áreas do currículo da Educação Básica em âmbito Nacional, com 100 horas. O programa assegura que as crianças sejam capazes de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações e propósitos, compreenderem o sistema alfabético de escrita, sendo capazes de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz, nas diferentes áreas do conhecimento, considerando a língua materna e matemática, bem como, seja capaz de resolver problemas matemáticos elementares.

Objetivo do Seminário: Socializar os conhecimentos adquiridos no período de Formação com a introdução de novas práticas que superam as deficiências no processo de alfabetização, introduzindo a ludicidade, jogos, diversidades textuais, prática de leitura e produções textuais.

Na oportunidade estiveram presentes: a Secretaria de Educação Zuila Aranda Frajado, Secretário Adjunto Edson Antonio Pereira, a Chefe de Gabinete Maria Girleide Rovari representante do Prefeito, e a Dr. Lilian Mara Dela Cruz professora e formadora da Universidade de Mato Grosso do Sul que contribuiu como palestrante, com o tema: Organização do Trabalho Pedagógico e os impactos na Transformação do Ciclo de Alfabetização. Os professores apresentaram seus trabalhos através de relatos.

Ao assistir os relatos, a Chefe de Gabinete falou da relevância do Pacto para o Município e que a metodologia utilizada no processo de alfabetização é fundamental para o melhor desenvolvimento das crianças nas séries iniciais, agradeceu e parabenizou a todos em nome do Prefeito.

A Secretária de Educação falou sobre a contribuição do Pacto, da Formação e da Satisfação de estar concluindo essa formação, agradeceu todos os parceiros e parabenizou os alfabetizadores pelo êxito alcançado.

Encerrando as atividades a Coordenadora Profª. Edileiza agradeceu ao Ministério de Educação, Secretária de Estado de Educação, Universidade Federal, Secretária de Educação e demais colegas que contribuíram para essa formação, parabenizou os professores e desejando-lhes sucesso.