Atendendo a um anseio antigo das comunidades rurais e urbanas, a prefeitura de Bodoquena, por meio do Departamento de Meio Ambiente, expandiu seu programa de ecopontos, seguindo um modelo que alia coleta correta de resíduos à inclusão social.
Além das estruturas já confirmadas na Prefeitura Municipal, na Feira do Produtor e na Escola Estadual Joaquim Mário Bonfim, a iniciativa avançou para diferentes unidades escolares, como as escolas João Batista Pacheco, João Pedro Pedrossian, Dr. Arnaldo Estêvão de Figueiredo, Marechal Rondon (Morraria do Sul) e Ataíde Sampaio (Sumatra). Essas localizações refletem o esforço em levar o serviço a regiões antes pouco atendidas.
A prefeita Girleide Rovari, destacou que a ampliação de ecopontos para o descarte ideal desses materiais, reforça o cuidado com o meio ambiente e o fortalecimento econômico e social. “A gestão municipal está comprometida em cuidar, conscientizar e aproximar esses pontos de coleta da população. É fundamental que a população colabore com o poder público, utilizem esses ecopontos para o descarte correto e assim vamos construindo uma cidade consciente” pontuou.
Nos ecopontos, a população deposita pilhas, óleo de cozinha e lixo eletrônico. Esses resíduos são encaminhados para triagem e encaminhamento adequado, contribuindo para a sustentabilidade. Além disso, os materiais também são destinados a famílias de catadores, fortalecendo sua renda e a cadeia de reciclagem local.