• 15420910_1191620340873826_1261913064359492282_n
20.12.2016 - 11h08

Projeto Empreendendo Saúde de Bodoquena – MS foi premiado no Concurso promovido pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária

Projeto Empreendendo Saúde de Bodoquena – MS foi premiado no Concurso promovido pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária

O Prefeito Municipal de Bodoquena Jun Iti Hada recebe das mãos da Secretária de Saúde Karen Alves Barbosa o Termo de Compromisso de outorga referente à premiação de um veículo marca Volkswagem, modelo Take UP 1.0, zero KM, 02 p. ar condicionado, bi combustível, direção hidráulica, adquirido através do processo nº 27/003955/2015.  

 A Vigilância Sanitária de Bodoquena (VISA) ganha um concurso promovido pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, através da Gerência de Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária (GEDAV), conforme edital de seleção pública de projetos nº 01/2015/CVISA/SES/MS. 

Passando pela seleção escrita em fevereiro deste ano a VISA de Bodoquena empenhou-se em aplicar o projeto “Empreendendo Saúde: controle sanitário na agricultura familiar em Bodoquena/MS”. Que utilizou a andragogia como ferramenta da metodologia ativa durante os cursos junto aos agricultores, de forma que eles são estimulados a tornam-se protagonistas nas intervenções de suas produções. 

O objetivo do projeto é a regularização do microempreendedor individual - MEI, empreendimento familiar rural - AF e empreendimento econômico solidário - ES, abrangidos pela RDC nº 49/2013. 

A segunda seleção se deu em Campo Grande durante a 1ª Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância Sanitária do Mato Grosso do Sul nos dias 13 e 14 de dezembro de 2016 com as apresentações orais dos projetos, onde além do objetivo o trabalho trouxe a transsetorialidade, viabilidade e monitorabilidade. Sendo assim, dentre os 25 municípios selecionados na primeira fase, a VISA de Bodoquena foi escolhida para ganhar um dos dez carros do concurso, a premiação será entregue no início do próximo ano.  

O veículo tem por objeto principal o fortalecimento da descentralização das ações de vigilância sanitária, sob a ótica do risco sanitário e em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, visando à proposição e execução de ações de vigilância sanitária nas linhas específicas de atuação da VISA. 

A VISA que já vem desenvolvendo vários outros trabalhos de importância salutar para a sociedade sempre voltada a prevenção de riscos à saúde e também a promoção da saúde, mais uma vez destaca-se com esmero e eficiência.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde