• CMDU discute Plano Diretor em Morraria do Sul
10.06.2016 - 16h52

CMDU discute Plano Diretor em Morraria do Sul

A Revisão do Plano Diretor vem sendo democraticamente discutida, e desta vez o CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), reuniu-se com os moradores do Distrito de Morraria do Sul em busca de sugestões a serem inseridas na minuta que está sendo preparada.

A participação foi bastante proveitosa com sugestões importantes para revitalização social e econômica do Distrito de Morraria do Sul. Esta reunião contou com a presença de mais de 30 pessoas, demonstrando real interesse da comunidade.

O encontro aconteceu às 17 horas do dia 07 de junho de 2016, nas dependências da Escola Municipal Marechal Rondon, com Senhor Sergio Yonamine, Secretário Adjunto de Turismo;  Zuila Aranda Frajado, Secretaria de Educação; Mario Roberto Severino Ferreira (Marinho), Diretor de Políticas Agrícolas; Osmar Ajala,  Chefe do Departamento de Esportes,  os Conselheiros do CMDU,  Gerson Araujo e  Danilo Ângelo dos Santos; e a comunidade local.

Com o Título Reviva Morraria ao final dos debates foram aprovadas pela comunidade as seguintes propostas:

Implementação de programa integrado visando a revitalização social e econômica do Distrito de Morraria do Sul, contemplando, no mínimo:

a)Regularização fundiária e estímulo ao uso dos lotes urbanos.

b)Implementação dos serviços públicos de coleta de resíduos sólidos e esgotamento sanitário e melhorias nos serviços públicos de saúde.

c)Qualificação urbana com drenagem, pavimentação e iluminação pública.

d)Construção de estrutura pública para realização de festas populares, e eventos públicos e privados, para uso da comunidade e estimulo a atividade turística.

e)Implantar projetos baseados no crédito fundiário, visando re- adenar a população urbana e rural do distrito e à produção agro-ecológica local.

f)Consolidar o distrito como pólo de agroindústrias.

Morraria do Sul conta com uma unidade agroindustrial para processamento vegetal, respondendo a uma demanda regional crescente por produtos naturais, práticos e saudáveis. Nesta nova unidade processam prioritariamente a produção vegetal local, valorizando o trabalho dos agricultores familiares,e agregando valor e qualidade aos produtos que fornecem, sendo estes principalmente a mandioca, a abóbora e outros tubérculos como a cenoura e a beterraba.

Em poucos dias a Administração Municipal estará iniciando a construção da Padaria Comunitária naquela localidade, sendo este mais um sonho que se tornará realidade na vida daquele povo.