• Agricultores familiares e Associação de Morraria prestigiaram o projeto Empreendendo Saúde.
30.04.2016 - 14h23

Idealizado pela Vigilância Sanitária de Bodoquena, com a Coordenação da Fiscal de Vigilância Ana Lucia, nessa sexta feira 29 de abril, foi apresentado a diversos agricultores familiares e Associações, o Projeto Empreendendo Saúde: Controle Sanitário em Bodoquena.
Este projeto tem foco principal junto aos Agricultores Familiares Rurais que fornecem produtos para merenda escolar PNAE.  Estes produtores terão acompanhamento da vigilância no sentido de orientá-los na produção, para que se possa fornecer produtos diferenciados e de qualidade aos alunos da rede. Os agricultores abraçaram a causa.
Para se produzir com qualidade precisa-se tomar várias medidas de boas práticas e cumprimento da legislação sanitária. A estes produtores, até a análise da água, será feita sem ônus, visto que a profissional da vigilância conseguiu via estado esta análise de forma gratuita.
O importante é que, com este projeto e o engajamento dos agricultores, nossas crianças serão beneficiadas com mais saúde e menos exposição à contaminação, haja vista este acompanhamento sanitário que será feito. Por outro lado, o agricultor irá agregar valor na sua produção além do reconhecimento pela qualidade dos produtos ofertados.
Estavam presentes feirantes e o Presidente da Associação de Morraria do Sul, todos dispostos a terem a orientação da Vigilância para melhor produzir com menos riscos.
Este evento aconteceu no Auditório Mario Brother e após  a fala das autoridades Ana Lucia explicou o seu projeto e passamos para as palestras.
Coube ao Agente de Desenvolvimento  e Controlador Interno do Município Valdecir, a palestra sobre a RDC 49/2013  que tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do trabalho realizado pela vigilância sanitária com empreendedores, com vistas a geração de trabalho e renda e inclusão social, garantindo segurança sanitária. Mudança de paradigma da vigilância sanitária, para uma abordagem de vigilância prioritariamente orientadora. Fomento à capacitação para os empreendedores enquadrados em seu perfil e na simplificação dos procedimentos de regularização sanitária.
Em seguida o agrônomo Airton da Agraer  trouxe orientação quanto ao financiamento para a agricultura familiar com uma explanação importante sobre o potencial que temos em Bodoquena para aumentar nossa produção.
O Engenheiro Ambiental Danilo proferiu a palestra sobre influências da contaminação do solo e da água nos produtos oriundos da agricultura familiar, trazendo informação importantes para este setor produtivo.
O Técnico Agrícola Marinho falou da necessidade de licenciamento sanitário para comercialização dos produtos nas feiras livres. Deu uma boa explicação sobre o SIMB (Serviço de Inspeção Municipal de Bodoquena) e da ajuda do Executivo com oferta de profissional para orientar aqueles que trabalham com produtos animal a se regularizarem.
Luan Caetano ministrou com maestria a palestra: Gerenciamento de Riscos, demonstrando em seu slides casos de contaminação ocorridas e de que forma ela acontece.
Em seguida passou-se para o preenchimento de um formulário pelo próprio produtor onde ele diz  o que produz, como produz e quando. Este diagnóstico será utilizado pelos executores do projeto na instrução e monitoramento da produção.
Finalmente ouve a mesa redonda onde várias dúvidas foram sanadas e várias dificuldades foram levantadas que vão contribuir para um resultado final satisfatório.
Além da chefe de gabinete Girleide tivemos a honra de receber a senhora Vera Lúcia Oliveira Golze que é Coordenadora Regional da AGRAER.
Vera teve participação importante durante e apos o audiência, quando vários agricultores estiveram em sua volta  tirando suas dúvidas; e prontamente atendidos por ela.
Não se constrói nada sozinho; vamos dobrar o barbante várias vezes para sermos mais fortes e atingir o nosso objetivo.